Você já parou alguma vez para pensar na quantidade e tipos diferentes de materiais gráficos que são produzidos pelas gráficas? E também já pensou em quais são os mais procurados atualmente? Sim, são diversos! E uma outra pergunta: você sabe quais são as empresas com crescimento em 2017 no mercado brasileiro? Fizemos um cruzamento de informações que podem te dar ideias de prospecção e oportunidades para aumentar as vendas na sua gráfica. Essas informações de crescimento dizem respeito ao ano de 2017, mas caso você esteja lendo este post em outro ano, basta fazer uma procura no Google com o termo “empresas em crescimento em XXXX”, com o XXXX sendo o ano atual. Depois é só ver quais materiais gráficos podem ser oferecidos para aquele segmento e partir para a prospecção!
Indústria química e farmacêutica
Essas duas indústrias consomem grande quantidade de embalagens e rótulos, principalmente a indústria farmacêutica, que em geral tem centenas de linhas de medicamentos. Além disso, o consumo de produtos químicos e de remédios cresceu muito em 2017, o que leva também a um maior consumo desses materiais gráficos. Estatísticas apontam que a indústria farmacêutica cresceu 20% no número de contratações, quantidade bem expressiva que mostra que a produtividade desse setor está em alta.
Indústria calçadista
O Brasil vem se tornando um dos principais fabricantes de calçados no mundo, fator desencadeado pela grande disponibilidade de matéria-prima como o couro e látex e também pelo desenvolvimento de tecnologias na fabricação. A indústria calçadista utiliza caixas de papelão e também muito material de divulgação nos pontos de venda. O crescimento dessa indústria chegou a 1,5% em 2017, com a projeção de 808 milhões de pares produzidos, o que gera uma receita de R$ 33 bilhões.
Têxtil / vestuário
Outro mercado em pleno crescimento no Brasil, com polos fabris muito fortes no sul. A produção de peças de vestuário exige etiquetas e assim como na indústria calçadista, muitas peças impressas no PDV. Os segmentos têxteis e de confecção apresentam crescimento de 1% em 2017, com perspectiva de faturamento de R$ 135 bilhões, 4,6% a mais que em 2016.
Serviços médicos e odontológicos
Os serviços de saúde em clínicas e hospitais também tiveram aumento em 2017. Os profissionais utilizam, e muito, materiais de papelaria como receituário e cartão de consulta e retorno, cartões de visita e envelopes. Um exemplo do crescimento desse setor são as clínicas de baixo custo, que estão se tornando uma alternativa para a população que não tem plano de saúde e que não quer enfrentar as longas filas de espera do SUS.
E-commerce
Parece estranho citar o e-commerce como uma oportunidade de venda para as gráficas, afinal as lojas virtuais preferem apostar mais em veículos digitais. Sim, é verdade, mas o Brasil prevê um crescimento de 15% nas vendas online. OK, mas onde entram as gráficas? O que acontece é que muitas lojas virtuais estão apostando em ações físicas, ou seja, com uso de promotores e material impresso como catálogos, folders, displays, totens e outros. Muitas empresas virtuais têm participado de feiras de negócios, como uma forma de atrair mais visitantes e compradores no meio virtual. Vale a pena prospectar essas empresas!
Adicionar comentário