Como ter uma gráfica online

julho 4, 2017 por na categoria Mercado gráfico com 0 e 0
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Muitas gráficas diversificaram seu método de trabalho e passaram a vender produtos via lojas virtuais, o que garantiu maior volume de vendas.

 

Quem tem uma gráfica, não importa o tamanho dela, sentiu um impacto nas vendas por causa da internet e do marketing digital. Mas ao mesmo tempo a internet trouxe soluções que ainda não eram possíveis, como vender produtos gráficos em lojas virtuais. Essa atitude garantiu um retorno em vendas e, em alguns casos, até maior do que quando a venda era feita apenas fisicamente.

A grande vantagem de uma loja virtual para gráfica é estar onde o público está e assim conseguir atende-lo com mais facilidade. Não é raro que cheguem pedidos de locais onde a gráfica antes não vendia. Tudo depende de 4 fatores:

  • preço
  • qualidade dos produtos
  • prazo de entrega
  • facilidade de navegação e compra na loja virtual

 

Primeiros passos

Claro que o primeiro passo é ter um domínio (ex: www.grafica.com.br) e um site pronto. Em seguida vem a montagem da loja virtual, que deve seguir o seguinte:

  1. Selecionar os produtos que podem ser vendidos pela internet e entregues pelo correio. É bom visitar uma agência dos Correios e tirar todas as dúvidas na forma de entrega, principalmente sobre custos, limites de pesos e dimensões e quais materiais podem ser enviados. As agências dos Correios oferecem um contrato que pode baixar os custos de envio.
  2. Formar os preços de venda de cada produto, incluindo suas variáveis, como acabamentos especiais e quantidade de cores, de modo que sua gráfica não tenha prejuízo e ao mesmo tempo seja competitiva.
  3. Criar a loja virtual se tiver conhecimento técnico ou contratar uma agência especializada. Neste caso, a loja deve ter uma estrutura para que o cliente possa montar seu pedido, escolhendo o material a ser comprado e fazendo sua configuração, como tipo de papel, gramatura, tipos de acabamento, cortes especiais, quantidades, etc. Outro ponto importante diz respeito às plataformas de pagamento que geram segurança na compra, como PagSeguro, Moip e Paypal. Elas devem ser configuradas corretamente para evitar problemas com o pagamento e recebimento.

 

Cuidados necessários

Assim como qualquer site, uma loja virtual requer cuidados, principalmente em relação à segurança contra invasões e roubo de dados. Siga essas dicas para que sua loja fique segura:

  • contrate uma hospedagem de confiança, como Uol Host, Locaweb, GoDaddy e outras que tenham renome no mercado;
  • o mesmo caso se aplica na contratação da plataforma da loja virtual, sendo que os mesmos serviços de hospedagem podem oferece-la para você;
  • peça ajuda a seu contador para formar os preços dos produtos que serão vendidos online, para evitar prejuízos, uma vez que o preço de venda online pode ser diferente do físico;
  • tenha alguém dedicado a atender clientes pelo chat da loja virtual rapidamente, pois se ele não for atendido em poucos minutos, vai procurar outra loja;
  • procure pelo suporte da hospedagem e da plataforma da loja sempre que tiver dúvidas;
  • fique atento quanto ao recebimento de valores através das plataformas de pagamento, pois elas têm um prazo para transferir o dinheiro para sua conta bancária.

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