A psicologia das cores aplicada em marcas e logos

janeiro 11, 2018 por na categoria Mercado gráfico com 0 e 0
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A cor é um dos cinco sentidos mais assimilados pelo ser humano, pois conduz rapidamente as informações até o cérebro. Quando utilizamos a cor para logotipos, criação de uma arte ou para aqueles que estão iniciando sua empresa na escolha de sua marca, devemos ter em mente que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato que provocará diversas reações que podem ser positivas ou negativas.

Vamos a um exemplo prático: qual a sensação que você tem ao olhar para um céu azul? E qual e a sua sensação ao entrar em um ambiente todo vermelho? Com plena certeza os seus clientes vão sentir a mesma sensação ao olhar a sua arte ou logo da empresa, esse é um detalhe tão importante que ao mesmo tempo em que pode atrair novos clientes, se as cores não forem corretas podem afastar os mesmos. É exatamente por esse motivo que a maioria das empresas utiliza estrategicamente a propriedade das cores. E se você se encontra nessa situação, esse artigo te dará um auxilio, pois irá falar sobre as cores primárias e secundárias e os seus significados.

 

Vermelho

A mais quente e mais dinâmica cor: ativa, apaixona e emociona.

Estimula a energia e pode aumentar a pressão sanguínea, a respiração, as batidas do coração e o pulso.

Incentiva ações e a confiança, aumenta a paixão e a intensidade, fornece um sentido de proteção do medo e ansiedade.

Usado normalmente em restaurantes para estimular o apetite, cria um sendo de urgência, frequentemente utilizado em liquidações e usado para atrair compradores impulsivos.

 

Amarelo

A mais vibrante e mais energizante entre as cores quentes: é feliz, acolhedora e estimulante.

Torna as pessoas mais falantes, estimula o otimismo e a esperança e também ajuda a concentrar a atenção e estimular o intelecto.

Usado para prender a atenção nas vitrines das lojas, mostra clareza, boa cor para detalhes importantes ou Call to Actions.

 

Azul

Representa calma, confiança e segurança.

Aumenta a criatividade, contemplação e espiritualidade.

Frequentemente utilizado em negócios corporativos porque é produtivo e não invasivo, cria um senso de segurança e promove confiança na marca, diminui o apetite e estimula produtividade, associado com água e paz.

Laranja

É uma cor equilibrada, vibrante e cheia de energia, também é amigável e convidativa.

Reflete calor, excitação e entusiasmo. É muito ativo, alegre, sociável e é menos excitante do que o vermelho, mas agradavelmente estimulante.

Usado para chamar a atenção, bom para criar Call to Actions como: Compre agora! Acesso Imediato! Encontrada como sendo a preferida por compradores impulsivos, representa uma marca amigável, alegre e confiante.

 

Verde

É uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade, possibilidade e está associada à saúde e à tranquilidade.

Representa o crescimento, vitalidade, abundância e natureza. Símbolo da fertilidade tem efeito calmamente e alivia o stress.

Associado com saúde, tranquilidade, natureza, dinheiro e marcas ricas. Usado nas lojas para relaxar os clientes e frequentemente usadas para promover a questão ambiental.

 

Roxo

Representa a nobreza, riqueza, sucesso e sabedoria.

É muito calmamente e muitas vezes está relacionado à intuição e a espiritualidade. Estimula a área do cérebro de resolução de problemas e de criatividade.

Associado com a realeza, sabedoria e respeito, frequentemente utilizado em produtos de beleza ou anti-idade. Representa uma marca, serviço ou produto criativo, inteligente e imaginativo.

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