O Brasil é um dos campeões mundiais em feiras de negócios. Aqui temos mais de 2.000 por ano cobrindo todos os estados, de segmentos variados, gerando mais de R$16 bilhões de receita. E o ramo gráfico tem 3 feiras principais, a ExpoPrint, Fespa e Brasil Signage. Essas feiras apresentam novidades em material para gráfica, como equipamentos e insumos, novas tecnologias, tendências de mercado, entre outros assuntos. Ou seja, elas fornecem informações e favorecem negócios, tudo pensado em movimentar as indústrias, gráficas, profissionais do ramo e público consumidor.
Participar de uma dessas feiras sempre traz muitas oportunidades, tanto para expositores quanto para visitantes. Veja agora algumas oportunidades e saiba como aproveitar melhor sua participação nas feiras gráficas.
VISITANTES
Para o público que visita uma das feiras gráficas, é a melhor oportunidade de conhecer tudo sobre o segmento em um só lugar. Os expositores apresentam novos modelos de máquinas, soluções tecnológicas, os melhores insumos como tintas, solventes, chapas, papéis, etc. Quem já tem uma gráfica pode usar essas informações para aprimorar seu negócio, fazer novas parcerias e ainda aproveitar preços especiais que só são oferecidos nas feiras. E para quem está pensando em abrir uma gráfica, a feira apresenta todas as informações necessárias, e também se vale da formação de parcerias, que são importantes para começar o novo negócio já bem estruturado.
Uma boa dica é que antes da feira você defina um objetivo para visita-la, e depois ver nos sites quem serão os expositores, para que assim você consiga aproveitar melhor, ao invés de ficar apenas vagando entre os corredores e stands. Converse com os expositores, conheça bem as empresas deles, tire todas as suas dúvidas.
EXPOSITORES
As empresas que expõem em uma feira de negócios buscam mais clientes e parceiros, expor sua marca e, claro, gerar mais receita. A maior oportunidade para quem expõe é poder entrar em contato diretamente com seu público-alvo, e com milhares de uma só vez. E ganha quem tiver a melhor atração. Ela é feita com stands bem montados e com decoração chamativa, mas também é preciso pensar no que sua empresa vai oferecer aos visitantes.
Materiais impressos como catálogos, folders e cartões de visita são itens essenciais para mostrar sua empresa, produtos e serviços. Outra ação que é muito importante é coletar as informações de contato dos visitantes. Isso pode ser feito através dos leitores de crachás, o método mais fácil, ou coletar via formulário impresso, o que é mais demorado e trabalhoso. De qualquer forma, ter esses contatos é uma forma de fazer vendas depois da feira, com a equipe comercial entrando em contato ou com o envio de e-mails de relacionamento. Você pode inclusive criar uma oferta especial para quem visitou seu stand mas não fechou negócios durante a feira.
Um stand precisa de pessoas para atender os visitantes, sejam elas funcionários da empresa ou promotores contratados. Seja como for, treine essas pessoas para que elas atendam bem os visitantes, passando informações sobre a empresa e produtos. Mas tenha em mente que a maioria dos visitantes vai atrás de informações, para fecharem negócios depois.
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