As gráficas brasileiras agora podem contar com mais um nicho de mercado que promete aumentar suas vendas. Trata-se justamente do e-commerce, as empresas virtuais que vendem pela internet! Mas lojas virtuais atuam dentro da internet, anunciando no Google e nas redes sociais, você pode pensar. E está certo! Mas muitos dos empresários de lojas virtuais estão partindo para divulgação tradicional, até mesmo com ações de PDV, ou seja, usando material gráfico. O que acontece é um movimento para atrair mais clientes, e para isso surgiu essa “volta às origens”, no sentido de buscar os clientes fora da internet.
Alguns empresários de e-commerce perceberam que suas lojas virtuais não estavam recebendo muitas visitas, então começaram a criar estratégias diferentes, ao invés de só anunciar dentro da internet. E para as gráficas isso é um bom sinal, pois tais ações envolvem muito material impresso, como distribuição de folder, filipetas promocionais, catálogos e tantos outros. Materiais de PDV também estão em alta, como os take-one, totens, mobiles, wobblers, etc. Esses materiais são usados em ações conjuntas com outras lojas ou mesmo em stands em feiras e eventos que o e-commerce participa.
Entre as ações mais comuns de divulgação que esses empresários digitais estão usando, destacamos:
distribuição de amostras grátis e sampling, que é uma das ações mais tradicionais e que se for feita pela internet não têm tanto impacto;
ações conjuntas com lojas parceiras, geralmente com promotores que distribuem materiais impressos;
anúncios OOH, que são os outdoors, busdoors cartazes e outros;
anúncios em mídias impressas como jornais e revistas;
ações em locais públicos de grande movimento para captação de mailing;
participação em feiras de negócios.
Apesar das vendas online estarem crescendo cada vez mais, em média 15% ao ano, o volume de vendas através de lojas físicas ainda é muito maior, o que não é uma situação muito favorável para os empresários de e-commerce. Por isso, mudanças de atitude são importantes no sentido de reposicionamento de mercado, o que vem trazendo as ações tradicionais para fazer a atração e fidelização de novos clientes, principalmente de faixas etárias acima dos 50 anos, pessoas que ainda têm receio de comprar online e também daquelas que não costumam navegar tanto e acabam não conhecendo determinadas lojas virtuais.
Claro que anunciar na internet ainda é o foco principal, assim como muitas lojas unicamente físicas o fazem, mas a busca por um mix diferenciado que contribua para o aumento de clientes e vendas online está sendo cada vez mais usado. Dessa forma, as gráficas podem se valer da oportunidade de prospectar as empresas virtuais e oferecer seus produtos impressos. Outra vantagem é que muitas das lojas virtuais são de empresários jovens, que cresceram já na era da internet, e não têm muito conhecimento sobre como uma gráfica pode ajuda-los na conquista de clientes, então cabe ao empresário gráfico mostrar seu conhecimento e assim conquista-los. E para isso vale até mesmo que as gráficas anunciem na internet, mostrando que os materiais impressos podem e devem ser usados por e-commerce para aumentar suas vendas online.
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